Informativo


Para os egípcios antigos, um círculo sem começo nem fim, significava a eternidade – e assim era o casamento, que deveria durar para sempre. Milhares de anos mais tarde, os gregos descobriram os mistérios do magnetismo. Seus anéis eram de ferro imantado. Eles acreditavam que um imã tinha o poder de atrair o coração humano, órgão que representa o amor. Por isso tiveram a idéia de usar anéis após a celebração matrimonial, com a função de atrair o coração do companheiro para sempre. O imã, em formato de anel, era usado no dedo anular da mão esquerda, pois acreditava-se que ali havia uma veia ligada diretamente ao coração. Esse costume passou depois para os romanos e a Igreja manteve a tradição.
No casamento judaico, as alianças são usadas no dedo indicador.

O termo aliança (bérith em hebraico) possui o sentido de compromisso ou de pacto, o anel nupcial.
O anel serve essencialmente para indicar um elo, o signo de uma aliança, de um voto, a ambivalência desse símbolo provém do fato de que o anel une e isola ao mesmo tempo. É a expressão de um voto que confere ao anel seu valor sacramental. Poder-se-á observar ainda que, de acordo com a tradição, durante a celebração do casamento os noivos devem permutar entre si os anéis, uma dialética duplamente sutil e que exige que cada um dos cônjuges se torne, assim, amo e escravo um do outro. (Como a imagem do abade, substituto da divindade, a colocar o anel nupcial no dedo da noviça que, assim, se torna esposa mística de Deus, a serva do senhor.)
No cristianismo, o anel simboliza a união fiel, livremente aceita. Está ligada ao tempo e ao cosmo. O texto de Pitágoras que diz: "Não deveis colocar a imagem de Deus em vosso anel." Isso demonstra que não se devia associar Deus ao tempo.
Os primeiros cristãos, à imitação dos gentios, usavam anéis e, Clemente de Alexandria aconselhava os cristãos de seu tempo a usarem no engaste de seus anéis a imagem de uma pomba, de um peixe ou de uma âncora.
Só os aristocratas eram autorizados a usar um anel de ouro.
No plano esotérico, o anel possui poderes mágicos.

(É terminantemente proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa de Alianças Ninfa. Direitos protegidos por leis de copyright.)
 
Alianças Ninfa
Tel.(11) 3105-5012: Atendimento ao cliente
SAC 0800-141599: Apoio ao consumidor em horário
comercial.
e-mail:aliancas@ninfa.com